
A presidente Dilma Rousseff se encontrará durante a Cúpula do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo, na Austrália, com os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin. As duas reuniões farão parte de uma série de encontros bilaterais que Dilma terá nos próximos dias com líderes mundiais que também participarão da cúpula nos dias 15 e 16 deste mês.
Além de Obama e Putin, Dilma já tem encontros marcados com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da China, Xi Jinping.Em 28 de outubro, dois dias após a reeleição, Dilma recebeu telefonema do colega norte-americano e afirmou ter "todo interesse" em estreitar as relações do Brasil com os EUA.
O último encontro entre Dilma e Vladimir Putin ocorreu em 14 de julho, em Brasília, em meio à realização da VI Cúpula do Brics (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Na ocasião, os presidentes trataram, entre outros pontos, da ampliação do fluxo comercial entre os dois países dos atuais US$ 5,6 bilhões anuais para US$ 10 bilhões. A Cúpula do G20 deste ano terá como tema principal a retomada do crescimento da economia mundial. A expectativa é de que o Brasil defenda em discursos a necessidade da retomada do crescimento global, por meio de medidas de médio e longo prazos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário