
Malala Yousafzay e Kailash Satyarthi recebem formalmente o Nobel da Paz
Jovem paquistanesa e indiano foram laureados por esforços pela educação.
Entrega do prêmio aconteceu em Oslo, na Noruega.O indiano Kailash Satyarthi e a paquistanesa Malala Yousafzay receberam formalmente nesta quarta-feira (10) o prêmio Nobel da Paz de 2014 dado aos dois em outubro por "sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação".
A cerimônia aconteceu em Oslo, na Noruega. Os dois receberam a medalha dourada e o diploma do prêmio Nobel."Uma jovem e um homem, uma paquistanesa e um indiano, uma muçulmana e um hindu, ambos símbolos do que o mundo necessita: mais unidade, mais fraternidade entre as nações”, disse o presidente do comitê do Nobel, Thorbjoern Jagland, antes da entrega do prêmio.
“Me recuso a aceitar que o mundo seja tão pobre quando o gasto global em armas em apenas uma semana é suficiente para levar todas as crianças à escola”, disse Satyarthi em seu discurso após receber o prêmio, antes da fala de Malala.Malala destinará parte de seu prêmio, de US$ 1,1 milhão, para ajudar na construção de escolas através de sua fundação, sobretudo em sua região natal, no do vale do Swat.
Em seu discurso, Malala fez diversos agradecimentos, em especial a sua família. “Obrigado a meu pai por não cortar minhas asas, e por me deixar voar. Obrigado a minha mãe, por me inspirar, por ser paciente e por sempre dizer a verdade, o que acredito fortemente ser a maior mensagem do Islã.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário