
30/01/2015 19h56 - Atualizado em 30/01/2015 21h23
'Caribe carioca': fenômeno deixa mar cristalino e 7°C mais quente no Rio.Temperatura está em 23° C em 2015; média era 16° C em anos anteriores.
Mudança na direção do vento impede que água fria chegue à cidade.Desde o início do verão, um fenômeno vem chamando a atenção de cariocas e turistas na orla do Rio. Com o mar cristalino e a temperatura quente, sete graus acima da média, as praias já estão sendo chamadas de "Caribe carioca", como mostraram o RJTV e o Jornal Nacional.
A temperatura da água está com média de 23°C, parecida com a das águas do Nordeste. Em anos anteriores, a água tinha temperatura de cerca de 16° C.Segundo especialistas, a mudança de direção do vento impediu o fenômeno conhecido como ressurgência, quando correntes de ar levam água fria às praias da cidade. Em vez de ventos do leste que trazem águas profundas, mais frias, da região de Cabo Frio, desta vez são os ventos vindos do sul e do sudeste que estão soprando.
"Esse vendo arrasta as águas superficiais de alto mar encostando no Rio de Janeiro. Ao encostar no Rio de Janeiro, ele então traz não só água límpida, mas traz uma água quente, que é superficial. O que está acontecendo é uma mudança no padrão do clima", explica o oceanógrafo David Zee.
A mudança nas correntes marítimas também deixou o mar mais claro. Outras espécies de animais começaram a aparecer com mais frequência. Na segunda-feira (25), três arraias foram flagradas pelo Globocop na praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário